Villa Campus/Villa dos Cavallos

  • Início /
  • Villa Campus/Villa dos Cavallos

VILLA CAMPUS / VILLA DOS CAVALLOS

"Primeiro Centro de Reabilitação de Equinos no Brasil". Trabalhamos focados no bem-estar de cavalos, contando com uma equipe especializada e infraestrutura cuidadosamente desenvolvida para oferecer o que há de melhor em Estabulagem e Reabilitação de Equinos.

A Villa tem inúmeras histórias de sucesso no mundo equestre. Nosso objetivo, em primeiro lugar, é enviar para casa o cavalo na melhor condição possível, tanto fisicamente quanto mentalmente.

ESTABULAGEM

Contamos com excelente estrutura, baias bem arejadas, cama confortável, feno tipo A, ração balanceada, piquetes, pista de areia e Hidroesteira. Os cavalos em reabilitação, descanso ou trabalho ficam mais próximos do seu ambiente ideal. Contamos com um clima de serra, mantendo as cocheiras sempre frescas, mesmo no verão. Nossos funcionários são bem treinados, visando sempre o bem-estar animal.

REABILITAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA

Em parceria com veterinários de todas as regiões do Brasil, realizamos o protocolo mais adequado para que seu atleta volte a brilhar nas pistas! A Villa disponibiliza uma HIDROESTEIRA, instrumento de grande eficácia para melhorar o condicionamento físico de animais saudáveis e otimizar o processo de recuperação de lesões ou cirurgias. Estamos preparados para oferecer os melhores serviços para os animais e seus criadores.

Temos profissionais especializados, equipamentos modernos e estrutura exclusiva que garantem o melhor tratamento para seu cavalo.

HIDROESTERIA

A Hidroesteira da Villa foi a primeira no Brasil, o que nos torna referência no país. A Hidro é um instrumento de grande valor para melhorar o condicionamento físico de cavalos saudáveis e como terapia para reabilitação física de cavalos em recuperação de lesões ou cirurgias.

Os cavalos são animais muito pesados, e a maior parte do impacto deste peso fica sobre os membros anteriores (tendões, ligamentos e articulações), por isso a maior parte das lesões ocorrem nessas áreas. Além disso, manter um cavalo em “repouso” é uma tarefa praticamente impossível. Para isso, um programa de recondicionamento físico adequado pode minimizar a recorrência de um problema.

Como indicações clínicas, a Hidroesteira pode ser usada para recuperação de cavalos com problemas articulares, tendinites, desmites, atrofias musculares, pós-cirúrgicos, entre outros. Quando se trabalha um cavalo na Hidroesteira, a água alivia uma porcentagem do peso dele sobre os membros e, consequentemente, o impacto dele sobre as articulações. Quanto mais submerso o animal estiver, mais leve ele ficará e maior será a resistência ao movimento, forçando os músculos a trabalharem mais. Nas sessões de Hidroesteira, as articulações sofrem aproximadamente 45% menos impacto do que trabalhando em piso normal.

A Hidroesteira é muitas vezes utilizada para recondicionamento e recuperação de cavalos com lesões, mas também provou ser um instrumento de condicionamento físico muito eficaz em cavalos saudáveis que desejam manter ou fortalecer a musculatura, quando há intervalos de competições e/ou período de férias. Diferente da natação, na Hidroesteira o animal estará parcialmente submerso, mas sempre com os membros em contato com o piso, mantendo a mesma postura (andadura, ao passo, no sentido longitudinal sem movimentos laterais) e trabalhando os mesmos músculos utilizados normalmente durante o trabalho montado, porém com stress e traumas reduzidos.

Os cavalos acabam adorando as sessões de Hidro, pois é relaxante e revigorante. Veterinários e treinadores concordam que a hidroterapia é fisicamente e psicologicamente benéfica para esses animais.

Aqui na Villa, conseguimos reduzir o tempo de recuperações em alguns casos e também o risco de lesões recorrentes, muito comum quando não é feito o exercício adequado após o tratamento de um animal.

O exercício na Hidroesteira aliado a outras técnicas de fisioterapia, tem se mostrado um dos principais fatores que levam ao sucesso na Reabilitação de Equinos.

PÓS OPERATÓRIO

Sabe-se que tão importante quanto a cirurgia são os dias ou até meses seguintes a ela. Possuímos veterinários especializados para garantir a perfeita realização das medicações e curativos necessários nesta hora.

APOSENTADORIA ESPECIAL

Garantimos ao seu campeão uma boa vida de aposentado. Durante o dia ele irá interagir com outros cavalos no piquete e à noite volta para dormir numa baia confortável como estava acostumado. Damos muito carinho e atenção àquele que já te deu tantas alegrias.

REABILITAÇÃO EMOCIONAL

Muitas vezes não damos tanto valor ao estado emocional dos cavalos e cada dia mais nos depararmos com animais infelizes e estressados. A harmonia e equilíbrio do estado mental aumenta a performance e prolonga a vida atlética.

PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA EM FAZENDAS

Animais acostumados a viver em cocheiras sofrem muito quando esta transição para a aposentadoria em fazenda é feita de forma brusca. Aqui na Villa, fazemos esta transição de modo planejado, oferecendo aos poucos ao animal o ambiente de liberdade e em aproximadamente 2 meses já consegue ir para a fazenda onde irá morar.

FÉRIAS

Depois de um período de campeonatos, nada melhor que proporcionar ao seu atleta um pouco de descanso. Situado em plena mata atlântica oferecemos um ambiente favorável para recarregar as energias deixando-o pronto para mais uma etapa de competições!

CONEXÃO ENTRE VIAGENS

Contamos com excelente estrutura para descanso entre viagens. Muitas vezes o cavalo precisa fazer uma longa viagem dentro do país que pode levar alguns dias, havendo a necessidade de uma parada. Um bom descanso é essencial para o animal chegar em perfeitas condições ao destino final. Também recebemos animais que precisam se preparar para viagens ao exterior ou que estão chegando. Estamos a 100 km do aeroporto de Viracopos e 70 km do aeroporto de Guarulhos.

REABILITAÇÃO MONTADO

Quando o animal já está apto para começar a ser montado, oferecemos esse trabalho de início, feito por uma pessoa treinada para fazer esta reabilitação, alternando com exercícios na hidroesteira, assim já devolvemos o animal pronto para fazer o trabalho que sua modalidade esportiva exige.

CUIDADOS PALIATIVOS

Os cuidados paliativos são cuidados feitos não com o objetivo de tratar uma doença, mas sim de amenizar os seus sintomas e, assim, oferecer uma melhor qualidade de vida a um paciente terminal. O principal foco está no alívio da dor, manutenção do apetite e estado geral. Desta forma, procura-se oferecer a melhor qualidade de vida possível ao cavalo pelo tempo que lhe restar.